SoulRock

Música independente brasileira

Pó de Café Quarteto lança novo disco intitulado Amérika

18 de agosto de 2015 Notícias /

podecafe1Foto: Monise Terra

Por Rodrigo Pinto


O grupo ribeirão-pretano de jazz Pó de Café Quarteto lança seu segundo disco, intitulado Amérika, no dia 24 de agosto, a partir das 20 horas no Auditório Meira Júnior do Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto. O CD instrumental e todo autoral traz oito composições dos integrantes do grupo, que apresentam fusões do jazz com a música latina, caribenha, africana e brasileira.

Outra novidade é a entrada no Pó de Café de dois novos músicos, que se integraram ao quarteto para a gravação do CD e para a temporada de shows de lançamento do disco. O Pó de Café Quarteto, formado por Bruno Barbosa (contrabaixo), Marcelo Toledo (saxofone) Duda Lazarini (bateria), Murilo Barbosa (piano elétrico) ganha a percussão de Neto Braz e o trompete de Rubinho Antunes.

A nova formação contribuiu de forma fundamental para a criação do disco Amérika. O público vai conhecer composições marcadas por influências afro-latinas, caribenhas e do jazz contemporâneo, a maioria delas com arranjos mais percussivos, que marcam a sonoridade do CD. Em várias faixas, o som do grupo conta também com a textura do tradicional piano elétrico Fender Rhodes.

podecafe2
Foto: Monise Terra

O título Amérika e a capa do disco oferecem ótimas pistas para o ouvinte. O grupo mostra uma nova fase de seu trabalho, em comparação ao primeiro CD lançado em 2013 e que reunia composições e participações especiais de músicos de Ribeirão Preto e região. O registro de estreia era marcado pelo sotaque do jazz local, que agora desbrava novos mares.

Basta ouvir músicas como El Comandante, jazz com gosto caribenho do baixista Bruno Barbosa, Tango, composição do trompetista Rubinho Antunes e Angostura, do pianista e arranjador Murilo Barbosa, para entender o roteiro de viagem proposto pelo som do Pó de Café Quarteto.

Para o crítico de música Luis Antonio Miguel, que assina o texto de apresentação do CD, o disco Amérika “confirma e aprimora muitas das qualidades exibidas na estreia: a técnica afiada, o entrosamento dos instrumentistas, a fluência dos solistas e a força de um repertório inteiramente autoral. Agora, são oito temas que novamente navegam pelas águas do hard bop, do samba-jazz e demais sotaques panamericanos sem se diluir na simples fusão”, escreve o jornalista. 

O Pó de Café Quarteto foi criado em 2008 por músicos de Ribeirão Preto. O grupo gravou seu primeiro CD em 2013 e tem contribuído para fortalecer a cena do jazz e da música instrumental brasileira no interior de São Paulo. A gravação do disco Amérika contou com o apoio do PROAC – Programa de Apoio Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Como ouvir o disco

O disco Amérika do Pó de Café Quarteto será lançado em mídias físicas e digitais, no formato CD e também em vinil. A partir do dia 17 de agosto, já é possível ouvir o álbum nos canais e lojas de música digital, como Spotify, Rdio, Itunes, ONErpm, Deezer e Amazon. A partir do dia 24 de agosto, o disco estará disponível para download gratuito no site do grupo: www.podecafequarteto.com.br. O álbum no formato CD e vinil será vendido nos shows do Pó de Café Quarteto e na loja Loucos Por Livros, em Ribeirão Preto (Rua Marcos Salgado, 1352).

Serviço – Show de Lançamento do disco Amérika do Pó de Café Quarteto

Quando 24 de agosto (segunda-feira) às 20h
Onde: Auditório Meira Júnior do Teatro Pedro II (Rua Álvares Cabra 370)
Quanto: R$ 10 inteira | R$ 5 meia
Ingressos: À venda na bilheteria do Theatro Pedro II
Classifica ccedil;ão:  12 anos

Ouça o Quarteto Pó de Café:
https://soundcloud.com/podecafequarteto


Falamos sobre:

Conteúdo exclusivo:

Sobre o site:

O SOULROCK é um site que tratará a nova música independente brasileira. As conexões com o passado e suas reverberações com o futuro.Vai mostrar também a cena autoral ribeirão-pretana de um jeito jamais retratada.
O caldeirão está aberto.