SoulRock

Música independente brasileira

Félix Robatto

16 de dezembro de 2014 Bandas /

felix
Foto: Thiago Araújo.


O guitarrista e percussionista Félix Robatto é um pesquisador da música latino-amazônica que vem se destacando como produtor musical no cenário nacional e internacional. Seu trabalho mostra uma música contemporânea paraense construída a partir elementos da guitarrada, surf music, música latina e pop. Nascido em Belém do Pará, toca há 18 anos (começou aos 13). Suas músicas falam do cotidiano paraense, de símbolos regionais, mas com um toque universal. A música feita pelo artista é contagiante, feita para dançar.

Em 2004, fundou a banda La Pupuña que circulou não só pelo Brasil, mas também pelos Estados Unidos e Europa, apresentando a “guitarrada progressiva”, mistura do estilo paraense a influências como surf music
e psicodelia. O grupo se formou a partir de um projeto de pesquisa quando Félix cursava Música na Universidade do Estado do Pará (UEPA)
e foi um dos grandes responsáveis por colocar a guitarrada de volta aos salões. Com o La Pupuña, se apresentou nos principais festivais de música independente do Brasil e em eventos como SXSW (South by SouthWest), no Texas (EUA) e Wasser Musik em Berlim (Alemanha).

Em 2010, a banda terminou e deu origem ao grupo Félix y Los Carozos, que seguiu com as experimentações musicais. Com o grupo, se apresentou no circuito Prata da Casa, no SESC Pompeia (SP) e no SESC São José dos Campos.

Paralelamente ao Los Carozos, o músico foi convidado para integrar
e produzir a banda da cantora Gaby Amarantos. Foi dele a produção musical do primeiro CD da artista, o Treme, lançado em 2011 e indicado ao Grammy Latino 2012 na categoria Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. O mais novo CD da cantora Lia Sophia, que tem agradado a crítica especializada, também foi produzido por ele.

Félix assinou ainda a produção musical de um projeto do Instituto de Artes do Pará (IAP) que fez releituras de tradicionais canções de cordões de pássaros juninos e será lançado em junho de 2014. Ele também é o responsável pela direção musical do primeiro DVD do Mestre Vieira (Mestre Vieira – 50 anos de Guitarrada), o criador e principal compositor de guitarradas.

Robatto participou das duas primeiras edições do Terruá Pará, projeto do Governo do Estado que propõe a difusão e circulação da música paraense. Em 2006, ele participou como membro do grupo La Pupuña
e, em 2011, foi integrante da banda-base e assistente de direção do Terruá Pará 2 ao lado do produtor musical Carlos Eduardo Miranda.

O músico realizou, em 2007, o inusitado projeto “The Charque Side of the Moon”, releitura com gêneros amazônicos do clássico “The Dark Side of the Moon” do grupo inglês Pink Floyd

Atualmente, está trabalhando em seu primeiro disco solo: “Equatorial, Quente e Úmido”, um disco pop com referência forte da música latina. Neste CD, Félix está misturando suas influências e condensa os trabalhos anteriores feitos por ele. Cúmbia, Carimbó, Guitarrada, Cadance Lypso e surf music são alguns dos gêneros musicais presentes neste novo trabalho. Gravado, mixado e masterizado no APCE Estúdio (Belém), a direção vocal do disco é de Lia Sophia. O CD terá a participação especial do compositor Paulo André Barata. Ele divide os vocais com Robatto em “Baiuca´s Bar”, música de sua autoria e de seu pai, Ruy Barata, e que ganhou uma versão para este trabalho.

Nesta fase solo de sua carreira, Félix também realiza uma das festas mais conceituadas e badaladas de Belém: a Quintarrada, realizada todas as quintas no bar e restaurante Templários. A noite é embalada por muita Guitarrada, mas também Merengue, Cúmbia, Lambada e Carimbó. Virou referência na cidade por ser um local para se ouvir e dançar a tradicional e nova música paraense. Artistas como Chimbinha (banda Calypso), Gaby Amarantos, Lia Sophia, Donatinho, Luiza Possi e Camila Honda já marcaram presença na festa.

DISCOGRAFIA
2007 – The Charque Side of The Moon
2008 – All Right Penoso!!!
(La Pupuña)
2013 – Disco Avuadô (La Pupuña)


Para ouvir Félix Robatto:

https://soundcloud.com/luiz-f-lix-robatto

Fonte:
http://www.felixrobatto.com/

 

Falamos sobre:

Conteúdo exclusivo:

Sobre o site:

O SOULROCK é um site que tratará a nova música independente brasileira. As conexões com o passado e suas reverberações com o futuro.Vai mostrar também a cena autoral ribeirão-pretana de um jeito jamais retratada.
O caldeirão está aberto.