SoulRock

Música independente brasileira

Chic Hernandez & Batuqueira Band

09 de dezembro de 2014 Bandas / Bandas Locais

chic1
Arte do logo: Fabio Pantoni


A banda ribeirão-pretana Chic Hernandez & Batuqueira Band surgiu em outubro de 2009 a partir do encontro entre amigos que queriam se divertir com seus instrumentos, fazer fusão entre ritmos e dar vazão às músicas que vinham compondo. O nome do grupo é resultado dessa brincadeira, mas revela muito do som buscado por seus integrantes. A mescla de influências latinas, caribenhas e africanas cruzadas com sons brasileiros dão a cara do som do grupo, que tem composições que transitam pelo ijexá, rock, brega, funk, axé e afrobeat.

O Chic Hernandez foi um personagem criado pela banda, um cubano de 66 anos, lendário maestro, que após um tour pelo mundo, desembarcou no Brasil e resolveu misturar salsa com samba, brega, ijexá e rock. A Batuqueira Band seria sua banda de apoio. Essa sugestão lúdica virou sonora, inspirou a banda e deu liberdade pra brincar com os ritmos sem preconceitos.

O repertório da banda, que é composto por músicas autorais, tem canções como Chic Hernandez e Lourdes Deixou Calor, que são bons exemplos dessa ideia musical formadora da banda, explícitas nas influências latinas, assim como a abolerada Consuelo (de Rogério Shareid). Há afrobeats como Filhinha e Ela Fica Bem - essa última novidade no repertório do grupo, assim como Sócrates, que homenageia o craque do futebol brasileiro, capitão da seleção de 82 e ídolo do Botafogo de Ribeirão Preto e do Corinthians. O axé Marchinha (de Danilo Havana) e o ijexá Arraste, ambas com leve sotaque indie, também dão as caras no setlist da banda que ainda tem lugar para baladas rock-brega como Tolo e Luz.

chic2
Foto: Léo Otero

Com mais de quatro anos de estrada, o grupo já se apresentou nos tradicionais bares de Ribeirão Preto como Goa, Paulistânia e Bronze, participou de festas como TUTU, Mostra A Coisa (Estúdios Kaiser) e Mansão Music 2012( head-line B-Negão), em Festivais Independentes como Se Vira Ribeirão e Grito Rock Ribeirão e Serrana, nas cidades vizinhas de São Carlos (GIG), Franca e Rio Claro e, recentemente, fez sua estréia no projeto Mistura Boa do SESC Ribeirão Preto (março de 2014).

A banda é formada por:
David Barral: voz e guitarra.
Chicão Gaspar: voz e guitarra.
Daniel Del Carpio: bateria.
Ale Brant: contrabaixo.
Alex Coelho: percussão.
Dayane Peixe: sax.
José Matsumoto: trombone.
Diego Wilxenski: trompete.

A Chic Hernandez ainda não tem disco gravado, mas finaliza a edição de um DVD no qual registrou uma apresentação ao vivo de suas composições e de músicos parceiros e que, em breve, será lançado.

Ouça o som da banda:
https://soundcloud.com/chbb

 

Falamos sobre:

Conteúdo exclusivo:

Sobre o site:

O SOULROCK é um site que tratará a nova música independente brasileira. As conexões com o passado e suas reverberações com o futuro.Vai mostrar também a cena autoral ribeirão-pretana de um jeito jamais retratada.
O caldeirão está aberto.