SoulRock

Música independente brasileira

Baleia

08 de dezembro de 2014 Bandas /

baleia1
FOTO: Carolina Vianna


Criada em 2011, a Baleia já é considerada pela crítica uma das bandas mais instigantes da nova música brasileira e integra o line-up do Lollapalooza 2015.

Após o lançamento das suas duas primeiras músicas na internet em 2011, a Baleia foi apontada por diversos veículos como uma das promessas da nova cena musical brasileira, o que rendeu aos seus vídeos mais de 100 mil visualizações e uma indicação ao Prêmio Multishow.

 Em 2012, a banda resolveu gravar o seu primeiro álbum, ‘Quebra Azul’. Lançado em 2013 e recebido com muito entusiasmo, o trabalho ganhou elogios tanto do público quanto da crítica, sendo descrito como “possivelmente, o trabalho mais significativo que nossa geração já fez”. (Música Pavê)

baleia2
Foto: Divulgação

“Post-rock”, “pop progressivo” e “pós-MPB” foram algumas definições dadas pelos críticos que tentaram definir o estilo de ‘Quebra Azul’, um álbum que amplia o espectro musical da banda ao sintetizar as ideias e referências de seus 6 integrantes em 8 canções próprias.

Ainda em 2013, ‘Quebra Azul’ foi destaque em mais de vinte listas de melhores álbuns brasileiros do ano, incluindo o siteda MTV Brasil,que afirmou, em um review sobre um dos shows da banda, que a Baleia era “uma daquelas bandas indecifráveis e um dos nomes fortes da "neo-MPB.”

Com arranjos inusitados, que chegam a combinar duas baterias em uma mesma faixa, a estrutura das canções fogem do aconchego cíclico da música popular a são permeadas por sutilezas sonoras e pelo fino equilíbrio entre introspecção e explosão.

O primeiro single do álbum, ‘Motim’, foi lançado na Europa pelo selo ‘Mais Um Discos’, que incluiu a faixa na coletânea 'Rolê, New Sounds Of Brazil', que também contou com músicas de artistas brasileiros como Arnaldo Antunes e Rodrigo Amarante.

Bruno Giorgi, produtor indicado ao Grammy Latino 2012 pelo álbum ‘Chão’, de Lenine, assinou a produção musical do álbum ao lado de Lucas Ariel e da própria Baleia. A masterização ficou nas mãos de Carlos Freitas, do Estúdio Classic Master (SP), também indicado ao Grammy Latino pelo álbum ‘Chão’.

Ouça o som da banda.
https://soundcloud.com/baleiabaleia/sets/quebra-azul

clipe Sangue do Paraguai
https://www.youtube.com/watch?v=y-KoBBy_eD8

Download gratuíto do CD Quebra Azul
http://www.baleiabaleia.com

Falamos sobre:

Conteúdo exclusivo:

Sobre o site:

O SOULROCK é um site que tratará a nova música independente brasileira. As conexões com o passado e suas reverberações com o futuro.Vai mostrar também a cena autoral ribeirão-pretana de um jeito jamais retratada.
O caldeirão está aberto.